Hoje, vamos aprender sobre comida e refeições na França. Os franceses dão muita importância a esse assunto. Logo, além de conhecer um novo vocabulário, entenderemos o motivo desse grand amour pela culinária e por esse momento de convivialidade e de prazer em torno da mesa.
Antes de começar, uma curiosidade: Em 2010, a UNESCO considerou a refeição francesa (ou seja, le repas français) um patrimônio imaterial da humanidade. Isso só demonstra o carinho e todo o envolvimento dos franceses com esse momento do dia.
Mas, vamos direto ao ponto. Preparados?
À table !
LE PETIT-DÉJEUNER – o café da manhã
Antes de sabermos o que vai à mesa dos franceses na primeira refeição do dia, é preciso saber que, aqui, a preferência é para os alimentos doces. Dessa forma, temos:
des viennoiseries (pães folhados) : un croissant, un pain au chocolat
du beurre (manteiga)
de la baguette (baguete)
de la confiture (geleia)
des tartines (torradas)
des céréales avec du lait (cereais com leite)
une boisson chaude (bebida quente) : du thé (chá), du café (café), du chocolat chaud (chocolate quente)
du jus de fruits (suco de fruta)
Remarque : A expressão que utilizamos para o café da manhã, ou seja, le petit déjeuner pode ser encontrada, muitas vezes, abreviada. Os franceses costumam denominar essa refeição de le petit-déj.
LE DÉJEUNER – o almoço
O almoço dos franceses pode ser bem elaborado, principalmente se todos se encontram em casa. Aqui, temos uma diversidade de pratos. Dentre os mais comuns, temos:
de la salade (alface)
une salade composée (salada composta)1
de la viande (carne) : du bœuf (bovina), du poulet (frango), du porc (suína)
du poisson (peixe)
des légumes (legumes)
des pâtes (massas)
de la quiche (quiche)
steak-frites (bife com batata frita)
un sandwich2 (sanduíche)
1: A salade composée francesa geralmente é composta de vegetais e embutidos variados. Ex. : le maïs (milho), la tomate (tomate), le jambon (presunto), etc.
2: Um sandwich, geralmente, é preparado no almoço quando não há muito tempo de elaborar pratos. Logo, ele pode ser uma refeição bem comum nos ambientes de trabalho.
LE DÎNER – o jantar
O jantar na França é bem parecido com o almoço. Ele pode apresentar alguns pratos com alguns acompanhamentos. Mas, também, pode conter alimentos mais leves. Dessa forma, temos:
une soupe (sopa)
des pâtes à la bolognaise (macarrão à bolonhesa)
des saucisses aux lentilles (linguiça com lentilhas)
de la purée (purê)
ET À BOIRE ? – E para beber?
Os franceses consomem algumas bebidas durante as refeições. Dessa forma, as mais comuns são:
de l’eau (água)
du vin blanc, rouge, rosé (vinho branco, vermelho, rosê)
du soda (refrigerante)1
1: Os franceses não têm muito o hábito de consumir le soda durante as refeições. Geralmente, bebe-se de l’eau ou du vin.
L’ARTICLE PARTITIF : Quando não definimos a quantidade de comida ou de um prato, devemos utilizar o artigo partitivo. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, veja esse vídeo que preparamos para você. |
Agora que descobrimos os principais pratos e bebidas que são consumidos nas refeições francesas, podemos entender como eles são apresentados. Que tal conhecer etapas de um bom repas français?
LES ÉTAPES D’UN REPAS FRANÇAIS – As etapas de uma refeição francesa
Os franceses são bem conhecidos por comer bem e por consumir pratos bem refinados. Mas, você sabia que eles também comem muito e que suas refeições são divididas em diversas etapas? Sim, eles são bem gourmands.
Conheçamos, agora, quais são os passos de um bom repas français:
Antes de degustar algum prato, os franceses podem beber alguma bebida alcoólica. Essa parte da refeição é o que chamamos de l’apéritif, ou simplesmente, l’apéro.
A bebida mais comum que tomamos durante esta etapa é o kir, que consiste na mistura de vinho branco com uma medida de licor de cassis. Mas, também é possível encontrar outras, como por exemplo: du porto (vinho do Porto), du muscat (moscatel)…
Os primeiros pratos degustados em uma refeição francesa são bem leves. L’entrée consiste, geralmente, em uma salade ou uma soupe.
Como o nome diz, é a parte em que vamos comer mais. Le plat principal é composto de viande e algum acompanhamento. Mas, não exagere! Ainda há outras etapas:
Após o plat principal, é hora de comer um pouco de queijo. Geralmente, o plateau de fromage é composto com alguns acompanhamentos, como le pain ou algum fruit.
Agora, sim, é a hora deliciosa do dessert (sobremesa). Os franceses adoram vários tipos de sobremesa. Mas, não podemos esquecer que o mais clássico é a crème brûlée.
Se você gosta de cozinhar e se interessou pela receita dessa iguaria da cozinha francesa, você pode conhecê-la mais aqui.
Por último, é a hora do café. Ufa! Depois de comer bem, geralmente, a gente degusta um cafézinho para terminar esse momento maravilhoso de reunião com a família ou amigos.
Et alors ? Quel plat vous a mis l’eau à la bouche ? Conte para gente nos comentários o que você mais gostou de aprender sobre uma refeição francesa e que delícia você gostaria de experimentar quando viajar para a França!
E não se esqueça de fazer as atividades para praticar as expressões que você aprendeu aqui.
Entre para nossa lista de e-mail e receba os melhores conteúdos de francês da Internet.
Este acesso é exclusivo para os alunos matriculados nessa turma do En France. Se ao tentar logar na plataforma for apresentado o erro: Você não tem permissão para acessar essa Área de Membros! volte para a área do aluno e selecione outra opção. Qualquer dúvida, envie um e-mail para suporte@osfrancesestomambanho.com.br com seu nome e e-mail que nosso time de suporte estará apto para ajudar.